Sobre

Turismo


Fique por dentro dos pontos turísticos do nosso município.

"O mundo se encanta, A cultura se mistura E a arte cresce, então Como é belo o meu sertão!”

 

Enquanto a vida se reinventa, você pode viajar pelo nosso guia turístico digital e conhecer diversas belezas da região de Turmalina-MG no aconchego do seu lar!

Clique aqui  para ter acesso ao Guia de Turmalina em PDF na íntegra. 

 Guia Turístico Digital Produzido por Viagem Kombinada, Circuito Lago de Irapé e Prefeitura de Turmalina.

 

CORPORAÇÃO MUSICAL EUTERPE HOMERO MACIEL

A Corporação Musical Euterpe Homero Maciel, segunda banda de música mais antiga de Minas Gerais, existe desde 1840. Segundo consta em arquivos, foi fundada por alguns padres que moravam em um sítio na região. Foi criada com o nome de Euterpe Santa Cecília, e em 1912, em homenagem ao imperador Dom Pedro II recebeu o nome de Corporação Musical Dom Pedro II. Em 1963, em homenagem ao maestro, componente da banda e músico Homero Maciel, recebeu a atual denominação.
Nossa Corporação Musical foi vencedora do primeiro Concurso Estadual de Bandas de Minas Gerais. É uma banda de referência regional, com participação em vários encontros de bandas e apresentações em diversas cidades do estado. Participa de tocatas em festas religiosas da cidade e região. Em 2015, a Corporação foi destaque no Encontro de Bandas, realizado em Belo Horizonte/Minas Gerais. Vale destacar que a banda já participou de 02 (duas) vesperatas em Belmonte/Bahia, sendo sempre a mais ovacionada nos concursos que participa. Foi declarada de utilidade pública pela Lei 778/92 e é presença marcante desde o primeiro Festur, em 1983.
Grandes maestros regeram esta banda, entre eles podemos destacar: o maestro Júlio Clarineta, João Soares Maciel, José Mendes, professor Zezinho, Senhor Canutinho e atualmente está sob a regência do Maestro Valdir Alves.
Dois fatores explicam a longevidade da Corporação: ela foi fundada pela elite econômica e religiosa da época, através de João Pinheiro Torres e do pároco Brás Vieira da Silva. E em 1840, Nossa Senhora da Piedade (antiga Turmalina), tornou-se Distrito, sob essa condição, fez-se necessário que houvesse um conjunto de músicas e cânticos para eventuais datas cívicas e visitas de autoridades.
VIVA A CORPORAÇÃO MUSICAL EUTERPE HOMERO MACIEL!
180 ANOS DE HISTÓRIA E EN-CANTOS!

Galeria