FESTUR 2021 TRAVESSIA EN-CANTOS

FESTUR 2021 TRAVESSIA EN-CANTOS

Festur 2021 Travessia En-Cantos

Turmalina viveu do dia 30-08 ao dia 05-09 mais um evento que entrou pra história!
O Festur - Festival da Canção em Turmalina, foi idealizado no início da década de 80 por jovens artistas turmalinenses liderados pelo jovem Paulo Pagani, filho do município de Corinto. Em 1983 o evento foi pensado pra acontecer em um grupo escolar, a escola Lauro Machado, porém já na sua concepção tornou-se tão grande que precisou romper os muros e aconteceu em praça pública, desde então, tornou-se um dos maiores festivais em praça pública do país.
Como diz Carlos Farias em uma canção escrita em pleno Festur em 1987 "para nós pouco basta: um violão, uma praça e uma plateia de amigos..."

Quis o destino que em 2021 o Festur finalmente acontecesse dentre os muros da escola Lauro Machado e com toda a sua grandiosidade fosse transmitido para o mundo todo.
A semana iniciou com a Exposição de Arte Faces do Jequitinhonha do artista plástico Marco Antônio Rozas no Saguão da Prefeitura de Turmalina. Durante a semana aconteceram também as tradicionais oficinas de formação: dança, teatro e desenho acadêmico, tudo de acordo com os protocolos estabelecidos devido ao período de pandemia. Aconteceu também a Exposição Varal de Memórias do Festur, com camisas de várias edições do evento. O varal foi colocado no jardim localizado na Avenida Lauro Machado, entre a Prefeitura e a Casa da Cultura.

No dia 03 de setembro aconteceu a abertura do evento com transmissão virtual pela página da Prefeitura e pelo Facebook da Secretaria de Cultura e Turismo.
O festival desse ano fez uma homenagem ao escritor e pesquisador autodidata, Valdivino Pereira Ferreira, falecido em dezembro de 2020. Valdivino deixou um importante legado para o município, em suas pesquisas escreveu com fontes documentais a verdadeira história de Turmalina, além de obras publicadas, inclusive poemas recitados durante os 3 dias de live.

Nos dias 4 e 5 o festival contou com a apresentação das músicas concorrentes que devido à pandemia ficou restrita somente a participação de turmalinenses, cabe ressaltar que o Festur é um festival de âmbito nacional, músicos de todo o Brasil já pisaram neste palco.
Além do festival que predominou em alta qualidade e diversidade: Reggae, rock, MPB, sertanejo raiz, forró, música regional... tudo isso habitou o palco do festival desse ano. Sendo tarefa difícil aos jurados definir os vencedores, tanto que a diferença entre o 1° e o 2° lugar foi de apenas 0,1.
O 1° lugar coube à música Vida de Artesã do Edu do Vale, que canta a linda produção do rico artesanato do Vale do Jequitinhonha de forma poética e encantadora, o 2° lugar foi para Eddie FS com a música Mas, Afinal? a grande novidade do festival que teve ao vivo no palco um grupo concorrendo com um rap de letra forte e contagiante. No 3° lugar a linda e doce canção Dom de Amar Liz de Saulo Rocha e Rhaissa, pais do anjo Dom e da pequena Liz. O prêmio de melhor Intérprete foi pra Euller e Joice com a canção Joia do Vale. O prêmio Cidade Turmalina foi para a Incógnitas do jovem Viny e sua banda de rock e o prêmio de Destaque Popular Valdivino Ferreira, com participação do público através de enquete, foi também para o vencedor do 1° lugar.
O Festur é do mundo e uma grande prova disso é que a enquete teve participação de diversos países, entre eles: Estados Unidos, Itália, Espanha, Uruguai, Reino Unido, e outros, além de diversos estados brasileiros.

O Festur 2021 Travessia En-Cantos trouxe shows de bandas locais: Banda In Formação, Jailson Silva e Tião da Viola, Kassiano Silva e Dani Almeida, e homenagens como a que recebeu a Corporação Euterpe Homero Maciel, que teve sua história de 180 anos contada em uma bela produção. O artesanato da Loja Virtual Artesanato Jequitinhonha compôs o cenário com alegria e elegância e os grupos folclóricos marcaram presença na entrega dos troféus e prêmios.

A mensagem deixada pelo festival é de esperança, que essa Travessia nos leve a tempos en-cantadores, repletos de poesia, música e fé. A diversidade cultural de Turmalina e do Vale do Jequitinhonha é inspiradora e mostra toda a força desse povo que não se rende. VIVA!

Para acessar todas as fotos clique em: https://secdeculturaeturismoturmalina.blogspot.com/2021/09/festur-2021-travessia-en-cantos-fotos.html

Prefeitura de Turmalina através da Secretaria de Cultura e Turismo TRABALHANDO PARA O BEM DE TODOS.

Apoio: Câmara Municipal.
Parceria: Casa da Cultura.