E aí, você está imune contra Febre Amarela?

Se você ainda não sabe a resposta para esta pergunta, basta procurar a sua unidade de saúde e solicitar que os vacinadores analisem a sua história vacinal. Leve o seu cartão de vacinas ou quantos tiver, só assim é possível saber se você vai ou não precisar ser vacinado.

Para atender com presteza ao grande número de pessoas, a partir de 23/01/17, segunda feira, todas as unidades de saúde vão oferecer a vacina contra Febre amarela. Ou seja, diariamente, em todos os postos da cidade, é possível ter acesso ao meio mais eficaz de prevenção contra Febre amarela e tantas outras doenças evitáveis.

Mas atenção: Para que os profissionais de saúde consigam atender a todos da melhor forma possível, é importante que cada pessoa se dirija exatamente à unidade de saúde em que é cadastrado, além de obedecer ao horário proposto, que é de 7h30min às 11 horas.

Fundamental também é ter paciência e não se irritar por ter que esperar. Afinal, vacinação é coisa séria, que exige concentração dos vacinadores e, “olhar o cartão” , ao contrário do que muitos pensam, é justamente a parte mais difícil do processo. Sendo assim, não é conveniente furar a fila e interromper os vacinadores para que eles olhem o cartão, pois todos que estão aguardando na fila estão querendo o mesmo que você. Ademais, se é pra garantir a saúde, todo esforço é compensado!!!

No mais, estamos aguardando número maior de doses e composição de equipes para planejamento de vacinação nas áreas rurais, o que deve ser breve. Até que seja possível, solicitamos que os moradores da zona rural também compareçam aos postos de vacinação na área urbana, onde estão sendo
prontamente atendidos.

Não brinque com esta doença séria. Febre amarela mata!

Veja qual unidade você deve procurar:
– Posto de Saúde José de Souza Lima (Nova Turmalina): 2ª feira, de 7h30min às 11h.
– Centro de Saúde Turmalina (Caxambu): 3ª feira, de 7h30min às 11h.
– Posto de Saúde Dr. Wanderley Pereira (Pau D’Óleo): 4ª feira, de 7h30min às 11h.
– Posto de Saúde Tia Aninha (Manga da Roda): 5ª feira, de 7h30min às 11h.
– Posto de Saúde Dr. Hugo Lopes (Cerrado): 6ª feira, de 7h30min às 11h.
TURMALINA NO COMBATE

Somente esta semana foram aplicadas cerca de 1500 doses de vacina contra Febre Amarela no nosso Município. Além desta, muitas outras estão sendo aplicadas,afinal, é uma oportunidade de regularizar a situação vacinal de muita gente.

Fonte: Soraya Cordeiro Rocha – Enfermeira do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Turmalina